Na tarde de quinta-feira, o micro-ônibus da saúde da prefeitura de Santa Maria foi visto no balneário de Nova Palma. O episódio foi registrado por uma pessoa que estava no local e os vídeos foram parar no Facebook. Nas imagens, é possível ver pessoas descendo do veículo no balneário. Em um dia, o post já tinha mais de 400 compartilhamentos, e a maioria das pessoas questionava se o veículo poderia ser usado para esta finalidade.
MINUTO DIÁRIO: confira os destaques desta sexta
Alguns leitores entraram em contato com o Diário e questionaram se o episódio era verídico. A reportagem questionou a prefeitura que, por meio da assessoria de comunicação, informou que o momento registrado em vídeo faz parte de um tratamento compartilhado de pessoas que são atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Veja, na íntegra, a nota do Executivo:
O vídeo postado recentemente nas redes sociais nada mais é do que um momento de tratamento compartilhado do usuário que é atendido nas policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sob os cuidados dos profissionais de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde segue as diretrizes estipuladas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no sentido de oferecer tratamento que objetive a inclusão e inserção dos usuários do Serviço de Saúde Mental com a sociedade.
Esse projeto de inserção dos usuários, nos mais variados espaços públicos da sociedade, é feito para que se desenvolva a autonomia e a independência sobre suas ações. Essas atividades são realizadas desde 2003, pelo menos uma vez ao ano. Cerca de 20 usuários, entre crianças, adultos e idosos participaram da atividade no Balneário de Nova Palma, escolhido pelo fato de não cobrar valores de entrada. A escolha dos locais é sempre feita aleatoriamente, levando em conta que seja um ambiente agradável, onde o usuário esteja seguro e desenvolva sua autonomia.